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Denúncia de agressão contra entregador causa protesto de motoboys em frente a condomínio de Salvador

Entregador afirmou que teve a chave da moto roubada pelo cliente. Vídeos mostram agressão sofrida pela vítima e manifestação de motoboys com buzinaço e fo...

Denúncia de agressão contra entregador causa protesto de motoboys em frente a condomínio de Salvador
Denúncia de agressão contra entregador causa protesto de motoboys em frente a condomínio de Salvador (Foto: Reprodução)

Entregador afirmou que teve a chave da moto roubada pelo cliente. Vídeos mostram agressão sofrida pela vítima e manifestação de motoboys com buzinaço e fogos de artifício. Denúncia de agressão contra entregador causa protesto de motociclistas Um entregador por aplicativo denunciou à polícia que foi agredido e teve a chave da moto roubada por um cliente no bairro do Cabula, em Salvador, na tarde de domingo (1º). A situação motivada pela entrega de um bolo causou um protesto de mais de 100 motoboys no local. Segundo informações apuradas pela TV Bahia, houve um desentendimento entre o entregador, Samuel Silva, e o cliente, Adriano Alcântra. Os dois discutiram por conta do local de entrega do pedido. Prints da conversa no aplicativo de delivery mostram que o endereço em que o cliente estava divergia do endereço de entrega recebido pelo motociclista. Após o entregador informar que o endereço estava errado e que precisaria contatar a plataforma para resolver a situação, ele foi ameaçado pelo cliente. [Confira prints da conversa abaixo] "Você vai aprender a respeitar homem. Eu fiquei sem bolo e você agora vai procurar um chaveiro para aprender a respeitar os clientes", escreveu o cliente. Conversa entre cliente e entregador em aplicativo de delivery Redes sociais Após a troca de mensagens, o cliente foi até o local onde o entregador estava e uma discussão teve início. Segundo Adriano, suspeito da agressão, o motoboy se recusou a entregar o pedido mesmo após ele ter dito o código exigido pelo aplicativo. O homem ainda afirmou que Samuel jogou o bolo no chão, o que o deixou bastante chateado. "Ele jogou o bolo no chão, fiquei muito chateado e acabei o agredindo fisicamente e verbalmente", admitiu o cliente. O entregador negou ter jogado o bolo chão. Em um vídeo feito no local, é possível ver que o motoboy foi agredido pelo suspeito e caiu na rua. Ele afirmou que foi neste momento que o bolo também caiu da mochila. Samuel ainda disse que, depois de toda a confusão, foi até a loja e devolveu o bolo. "Ele já chegou me agredindo com palavras, falou o código da entrega, mas eu não entendi. Ele tornou a falar o código me xingando e eu disse para ele que cancelaria o pedido e ele receberia o estorno do aplicativo. Foi aí que ele pegou a chave da minha moto", contou Samuel. O entregador acrescentou que o cliente roubou a chave da moto dele, o que o fez ficar preso no local. Em entrevista a TV Bahia, Adriano confirmou ter pegado a chave da moto de Samuel. Segundo ele, o objetivo era que o entregador não saísse do local sem entregar o bolo. Ele disse que também foi xingado pelo entregador, mas apontou que os vídeos que circulam nas redes sociais não mostram essa parte da briga. Após ser agredido e ter a chave roubada, o motoboy precisou ligar para um colega ir buscá-lo. Na sequência, ele pegou a chave reserva da moto em casa, voltou pra o bairro do Cabula para buscar o veículo e, em seguida, foi até a 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves), onde registrou um boletim de ocorrência. Segundo o entregador, ele receberia apenas R$ 7 pela entrega do bolo e, com a confusão, perdeu uma tarde de trabalho. A chave só foi devolvida horas depois, após o protesto dos motoboys. "Me senti muito humilhado e sem forças, com medo até de sair do condomínio. Estou com medo de voltar a trabalhar", desabafou. Por meio de nota, o aplicativo de delivery iFood informou que não tolera qualquer tipo de violência envolvendo entregadores, clientes ou estabelecimentos cadastrados no aplicativo. Disse ainda que já entrou em contato com o entregador para oferecer suporte jurídico e psicológico, identificou o cliente envolvido e aplicou as sanções previstas na Política de Combate à Discriminação e à Violência. [Veja nota ao final da matéria] Protesto de motociclistas Denúncia de agressão contra entregador causa protesto de motociclistas em frente a condomínio em Salvador Reprodução/Redes Sociais Após a agressão sofrida pelo motociclista, um grupo de mais de 100 motoboys foram até a frente do prédio para protestar. Vídeos feitos por moradores e pelos próprios entregadores mostram que houve um buzinaço e queima de fogos de artifício. Segundo Adriano, o suspeito de agressão que mora no prédio, a manifestação foi um ato de "terrorismo". Segundo ele, os motoboys depredaram o eidfício e diversos vidros foram quebrados. Pelo menos três viaturas da polícia foram enviadas ao local para acabar com o protesto. Segundo o delegado responsável pelo caso, existem duas denúncias: a de agressão sofrida pelo trabalhador e a registrada pelos condôminos, em relação à depredação do local. "Não exime a responsabilidade dele e de outros motoboys quando colocaram os moradores do condomínio em risco. Existe o crime de dano, perturbação da paz, periclitação da vida, lesão corporal a moradores que não tinham nada a ver com a situação", justificou. O delegado ressaltou que os motociclistas jogaram bombas, que caíram nas salas de moradores do prédio. Apesar disso, não há relatos de feridos. Nota de pronunciamento do iFood "O iFood não tolera qualquer tipo de violência envolvendo entregadores, clientes ou estabelecimentos cadastrados no aplicativo. A empresa conta com uma Política de Combate à Discriminação e à Violência para oferecer a todos um ambiente ético, seguro e livre de qualquer forma de violação de direitos. Quando as regras são descumpridas, são aplicadas sanções que podem ir desde advertências e treinamentos até a desativação da conta. Além disso, todos os entregadores da plataforma têm acesso gratuito à Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood, que oferece assitência aos profissionais em casos de discriminação, agressão, ameaça e violência sexual durante as entregas ou durante o exercício da profissão. O serviço é oferecido em parceria com a organização global de advogadas negras Black Sisters In Law. O iFood já entrou em contato com o entregador para oferecer suporte jurídico e psicológico. A plataforma também identificou o cliente envolvido e aplicou as sanções previstas na Política de Combate à Discriminação e à Violência." Entrega de bolo termina em agressão e protesto em Salvador Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻